A instituição foi fundada em 1967 para prestar auxílio a pais que tivessem filhos com deficiência intelectual e não possuíssem os recursos financeiros e a instrução necessária para lidar com esse desafio, e hoje vai além. Através de nossos atendimentos transformamos vidas e damos as famílias melhores condições para viver e conviver com as limitações que a deficiência impõem.
A entidade já inicia o seu legado na vanguarda com forte presença feminina, tendo como primeira presidente da instituição Ilka Marques Munhoz, e desenvolvendo um trabalho inédito no Paraná e região. Conquistou em 1975 a primeira sede da Afece, ano em que o Departamento de Educação Especial da SEED (Secretaria de Estado da Educação) propôs a instituição um novo programa escolar destinado a pessoas com deficiência intelectual. O desafio foi aceito, tornando-se então a partir de 1976 mantenedora da Escola São Francisco de Assis, com a missão de atender crianças, jovens e adultos com deficiência.
Inicialmente, trabalhou com 32 alunos que vinham apresentando dificuldades para adaptar – se ao programa estudantil e mais tarde, em 1997, quando a escola inaugura sua sede própria, no bairro Hugo Lange, passa para 74 alunos, número que aumentaria gradualmente até atingir a capacidade máxima de 107 atendidos.
O trabalho sério e responsável desenvolvido pela entidade, e a necessidade de ampliar o espaço para atender mais alunos, fez com que em 2011 a Afece mudasse de endereço, conquistando um lugar mais amplo e pensado para os deficientes.
Hoje, situada no bairro do Tarumã, onde atende diariamente cerca de 225 cidadãos com deficiência, entre crianças, jovens e adultos tem novamente pela frente mais um desafio: ampliar ainda mais o número de atendimentos, já que atualmente existe uma fila de espera de mais de 100 pessoas de todo o estado.
(2012 – Sede Tarumã ainda em construção).
Temos como meta ampliar a capacidade de atendimento e manter a excelência no que fazemos: qualidade de educação, saúde e assistência social. ♥
(2016 – Atual fachada da Afece).